sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PROJETO SALA DE PROFESSOR

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDENCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CEFAPROs- Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica

PROJETO SALA DE PROFESSOR
Sala de Professor

Formação da/na unidade escolar que objetiva fortalecer a escola como lócus de formação continuada.

Foco: melhoria do ensino e da aprendizagem.

Desafio: elaborar projetos que atendam às necessidades didático-pedagógicas em que os resultados sejam visíveis na aprendizagem dos alunos.

EIXOS DO SALA DE PROFESSOR

ENSINO

melhoria da prática pedagógica

APRENDIZAGEM

Melhoria do “desempenho” dos alunos

Papel dos Cefapros

a) Orientar;

b) Aprovar;

c) Acompanhar os Projetos Sala de Professor elaborados pelas Unidades Escolares da sede e dos municípios que compõem o polo.

Dessa forma o Cefapro propiciará aos professores e gestores, o olhar voltado a sua prática, possibilitando identificar as dificuldades para desenvolver seu trabalho em sala de aula.

DA ELABORAÇÃO/ACOMPANHAMENTO DO

PROJETO SALA DE PROFESSOR

A escola pode e deve ter vários Projetos Sala de Professor acontecendo ao mesmo tempo:

Projeto Sala de Professor Objetivos Gerais

Subprojetos

Objetivos Específicos

DA ELABORAÇÃO / ACOMPANHAMENTO DO

PROJETO SALA DE PROFESSOR

A elaboração do Projeto Sala de Professor deve estar articulada ao PPP e PDE da escola;

A Coordenação do Projeto é de responsabilidade do (a) coordenador (a) pedagógico (a) da unidade escolar.

O Projeto também deve indicar o que será necessário para a atuação/intervenção dos formadores.

Período de implantação do sala de professor: No início do ano letivo durante a Semana Pedagógica.

PERIODICIDADE DOS ENCONTROS

O Projeto Sala de Professor na escola será desenvolvido perfazendo uma carga horária mínima de estudos, de 80 horas no ano letivo, podendo ser distribuída em 40 h no primeiro semestre e 40 h no segundo semestre.

RECURSOS FINANCEIROS

As escolas poderão utilizar os recursos disponibilizados pelo PDE, que dispõe sobre a implementação do PPP, que deverá contemplar a formação continua, por meio do Sala de Professor.

A SUFP E O SALA DE PROFESSOR

* Conhecimento dos Projetos Sala de Professor das Escolas do polo;

* Acompanhamento das ações de orientação e intervenção do Cefapro às escolas;

* Orientações ao Cefapro diante de suas dificuldades de formação junto as escolas;

* Intervenções junto aos Cefapros para atendimento as escolas;

* Identificação das necessidades de formação da equipe do Cefapro;

* Avaliação – Avanços e Dificuldades;

* Necessidades Formativas para orientar a equipe do Cefapro.

(IN)Formações Complementares

(IN)Formações Complementares

As orientações, acompanhamento e avaliação do Projeto Sala de Professor, pressupõe:

a) O compromisso que todos temos pela educação;

b) A crença de que é possível constituir uma cultura de formação voltada para prática pedagógica.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS :

 Além do Projeto Sala de Professor, a escola pode, também, elaborar Projetos de Formação Continuada, que contemplem a dimensão das temáticas referentes à organização pedagógica, tais como: PPP; Reuniões Pedagógicas; Metodologia de Projetos, dentre outros.

 Estes Projetos devem ser aprovados pelo Conselho Deliberativo da Escola e serão certificados, somente pela escola de origem do professor, como formação continuada, sem o chancelamento do CEFAPRO.

Fonte: Encontro de Diretores em Cuiabá - PPS
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Materiais apresentados durante o Encontro de Diretores - Biênio 2010-2011
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=447&parent=19

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