segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

TRABALHADORES DA EUCAÇÃO EM MT ACEITAM 8% DE REAJUSTE

08/02/2010 - 18h46


Trabalhadores da educação em MT aceitam 8% de reajuste

Os trabalhadores da educação acataram a proposta de reajuste salarial de 8,11% sobre o Piso Salarial de R$ 1.050,00, praticado atualmente na rede estadual de ensino. A decisão foi tomada na assembleia geral do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), realizada nesta segunda-feira, na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá. A categoria aprovou também a exigência do pagamento do piso retroativo a janeiro de 2010, além de outras deliberações.

Segundo o presidente do Sindicato, Gilmar Soares Ferreira, esta decisão ratifica o avanço obtido nas negociações. “É verdade que ainda não se aplica os 60% dos recursos da Educação em pagamento de salários, mas as conquistas são relevantes, resultados da luta da categoria”, destacou. A aplicação correta da receita foi tema de outra deliberação da assembleia geral. “Vamos exigir o encaminhamento imediato de Projeto de Lei (PL) que estabeleça reajuste salarial em setembro, baseado nesses 60% determinados pela Constituição Federal”, acrescentou.

Os trabalhadores da educação definiram ainda a realização de outro Conselho de Representantes e assembleia geral na primeira quinzena do mês de abril deste ano. “A mobilização dos profissionais e massificação da importância da implementação e reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) durante o Conselho de dezembro de 2009 foram determinantes para que tivéssemos uma proposta da Seduc (Secretaria de Estado de Educação) logo no início do ano letivo”, lembrou a vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza.

Ela comentou a importância da tornar lei a aplicação de 60% dos recursos. “Sabemos que a questão legal não elimina a necessidade da luta, mas representa um instrumento significativo para continuarmos avançando”, avaliou. A secretária-geral da entidade, Vânia Miranda, concordou.

“Esperamos que isso se concretize de fato”, frisou. A sindicalista fez ainda um alerta quanto à realização de pregões nos municípios para o recebimento da merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Eles devem ocorrer em fevereiro e março. É importante estarmos atentos aos prazos para que o processo tenha continuidade”.

Fonte: http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=319191

Nenhum comentário:

Postar um comentário